Medo: a fase mais difícil antes do embarque



Me fale alguma coisa, relate-me um fato! Alguém chega e me diz que esteve só, outro conta que se perdeu. Uns dizem que é perigoso... Escureceu é melhor ir andando, sou estranha nesse lugar, eles gostam de fazer maldades com estranhos. “Em Roma viva como os romanos” mas e se eu não conseguir me adaptar? Esses relatos me assustam, fazem com que o medo aflore em mim. Tudo ao meu redor é motivo para senti-lo de forma cada vez mais intensa. Quero ir, mas e se o ir não for como eu imagino? Se eu quiser voltar não poderei... Sofrerei.
As imagens que eu via em sonhos e que me eram agradáveis, hoje após os relatos me vem como pesadelo. O medo me puxa para um mundo no qual meu maior desejo é desistir. Graças a meu bom Deus, a curiosidade é mais forte. Estou curiosa para ver o que me espera, quero tornar as imagens dos sonhos, reais. Esta curiosidade faz com que eu tenha uma vontade súbita de correr atrás desse sonho, de desafiar o medo e em fim superá-lo.
Miro o horizonte da janela, admiro-o. Algo me convida para caminhar em direção ao mediterrâneo, lá existe um país no qual uma jovem pernambucana está vivendo os melhores meses da sua vida. Esse passeio se encontra no meu futuro, um futuro que a cada dia que passa se torna mais presente, um presente que para mim nunca se tornará passado.


Izabella Santiago

2 comentários:

  1. Quando viajamos devemos ir com o coração aberto para entender a outra cultura sem fazer comparações do que é certo, errado ou fazer julgamentos. Vc vai voltar ainda melhor e sabendo respeitar as diferenças! Acho que esse é o maior aprendizado.

    Bem, segurança total e certezas nós não podemos ter em lugar nenhum do mundo, vc não acha? Penso que o sofrimente faz parte da vida e nos faz crescer.

    Bjs, Lívia

    ResponderExcluir
  2. linda esses medos são normais,tbm ñ é isso tudo,em qualquer lugar do mundo existe maldades mais a gente sabe como nos defender vc é uma menina ajuizada vai se da muito bem,deixa te contar uma coisa quando eu foi p Alemanha ñ sabia a lingua e nem sabia muito da sua cultura mais foi a melhor coisa da minha vd vc vai ver quando vc chegar la na Espanha. MARCIA

    ResponderExcluir