Viver na Espanha



Viver na Espanha é um sonho, passei ali os 5 melhores meses da minha vida até então. Fiz essa viagem cheia de caraminholas na cabeça, e acredito que são coisas que a maioria dos brasileiros inexperientes pensam do país. Então, resolvi esclarecer  ao futuros viageiros, como é a vida nesse lugar:


  1. Uma coisa que as pessoas têm na cabeça, é que os espanhóis são fechados, mal humorados e não gostam dos brasileiros. Isso é lorota! Essa característica que costumamos generalizar, muda de acordo com a região. No sul da espanha as pessoas são incríveis, super gentis e acolhedoras, e adoram os brasileiros. Já no norte as pessoas são mais fechadas, mas isso não quer dizer que não são boas, eles também gostam dos brasileiros, mas de uma forma particular;
  2. A Espanha está entre os países mais visitados do mundo, e isso não é a toa. Para todo lado que você olhar, sempre vai haver um tipo de manifestação artística, muita natureza, cor e alegria. Em Andaluzia está localizada a Espanha mais tradicional por assim dizer. Nessa região ao sul do país, encontramos o chamado "trio de ouro andaluz" (Sevilha, Córdoba e Granada), e também a primeira cidade romana da Espanha (Itálica), ai você pode aproveitar de praia e neve sem precisar ir muito longe. É comum sair de casa e dar de cara com algum estrangeiro, e graças a isso, você pode fazer amizades e ter a oportunidade de conhecer outros países futuramente;
  3. Comida: a gastronomia espanhola é riquíssima, e a famosa paella merece ser provada. Caso sinta falta do gostinho brasileiro, você pode dar uma passadinha no carrefour e matar a saudade. Outro ponto positivo é que na Espanha se come muito bem e sem gastar muito, a variação vai das pequenas tapas (você pode encontrá-las até por 1 euro, e se és do tipo que come pouco, ela é a refeição perfeita), meia refeição (em média 4 euros, e eu mesma não aguento comer nem metade do tanto que vem), e por fim a refeição;
  4. Clima: As estações do ano são bem marcadas, invernos congelantes, verões calorosos, primaveras floridas (o outono eu não cheguei a ver). Se você não é adepto ao frio, a região sul é perfeita, as temperaturas não chegam a menos que 0º e em boa parte das cidades (principalmente Sevilha) o sol sempre dá as caras;
  5. Família anfitriã: As famílias que receberam a mim e aos meus amigos são incríveis. Meus pais me tratavam como se eu fosse mais uma filha deles, sempre atenciosos e me ajudando no que podiam. Claro que sempre há exceções, mas os coordenadores locais estarão presentes pra te ajudar a resolver;
  6. O ensino médio na Espanha é dividido em 2 anos ( 1º e 2º de bachillerato), e esses são divididos em "ciências" e "humanas" tendo também subdivisões. Eu fiz o bach. de ciências da saúdes, tinha 11 matérias (francês, inglês, física e química juntas, matemática, biologia, ciências para o mundo contemporâneo, projeto integrado, religião, educação física e castelhano). As provas são normalmente abertas, e a média é de 5 pontos. Não se utiliza uniforme nas escolas públicas, em algumas escolas os alunos podem sair no horário do lanche, e em outras isso só é permitido para os maiores de idade.

Bom galera, esse é um resumo das observações que fiz no período que passei na Espanha. Qualquer dúvida não esclarecida, deixem nos comentários que eu irei responder com o maior prazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário